Criatura

SEO, o que é e como fazer da forma certa

Otimizar o seu site para que as pessoas consigam encontrá-lo com maior facilidade, é o processo que leva o nome de SEO. Os usuários ao fazer uma pesquisa em um buscador conseguem encontrar o que buscam muito mais fácil quando o site possui otimização.

Os resultados de SEO podem ser alcançados por práticas e técnicas que podem ser adotadas durante o processo de criação e alimentação do site, usando palavras chave por exemplo.  Existem alguns termos que simplificam o entendimento do que otimização representa.

  • Relevância
  • Autoridade
  • Confiabilidade

Entendendo como o Google funciona

Motores de busca em geral, assim como o Google trabalham através de números e algoritmos, cumprindo a função de mostrar o que os seus usuários procuram, rastreando por todos os endereços que existem na internet. Os resultados aparecem na plataforma de busca, e esses processos todos citados acima acontecem de forma automática.

Técnicas On-page e Off-page

As técnicas de SEO On-page são usadas na página do conteúdo e as Off-page são fora do site, relacionados a citações ao seu nome, links ou a sua marca. Um dos fatores para montar o ranking de busca são os Title tag (título da página) e os subtítulos também. Estes últimos geralmente são organizados como H1, H2 e H3 de acordo com a ordem deles. Os links são otimizados assim como a descrição das imagens a descrição do texto, se tiver alguma, e a experiência do usuário.

Melhorando o posicionamento do site

O Google privilegia os sites que possuem boa otimização com SEO, mas algumas regras devem ser seguidas, caso contrário pode haver penalização.

– Palavra chave

As palavras chaves são o ponto principal para otimizar o posicionamento, elas são o primeiro passo para dar inicio a essa nova estratégia de melhorar o conteúdo. Sendo assim, é preciso buscar quais termos são mais procurados na internet, e encaixá-lo no seu mercado, no que você propõe ou publica.

Na plataforma do Google Adwords, Keyword Planner e do Google Analytics, existem ferramentas que ajudam a planejar essas palavras. Ao lado das palavras chaves, aparecem uma tabela de preços. Esse valor, segundo especialistas, quando é muito alto, torna-se difícil de colocar o termo em boa colocação.

O uso abusivo de palavras chaves também pode ser prejudicial ao seu site, usar isso aos montes para que o mecanismo de busca os encontre pode não ser tão relevante para os seus visitantes. Fuja dos caça-cliques e use apenas palavras chaves que tenham relevância.

Otimizando imagens e títulos

O primeiro uso da palavra chave deve ser no título do texto. É um dos segredos para que os usuários consigam encontrar o seu site com mais facilidade e tente sempre usar a palavra chave primeiro no título, como se fossem as primeiras palavras, isso facilita a visualização. Isso acontece, porque os buscadores às vezes ocultam o final do título, não aparece o nome todo durante as buscas. Quando a palavra chave está no começo isso otimiza a busca. É essencial em otimização de sites, se atentar nesses pequenos detalhes que fazem toda a grande diferença para os motores de busca posicionarem os sites para cima ou para baixo.

As imagens também podem ser melhoradas. Quando você busca imagens que ilustrem o seu conteúdo para melhorá-lo, é preciso melhorar também as suas dimensões. Reduzir o tamanho das imagens ajuda para que o carregamento delas fique mais rápido. As páginas com o conteúdo mais leve são mais bem posicionadas. Existem vários bancos de imagens gratuitos onde você pode pesquisar para abastecer o seu site.

Mesmo reduzindo o tamanho das imagens, é indicado que você renomeie elas com palavras chaves do seu texto e que estejam de acordo com as palavras do título. Fazendo isso as imagens também ficam mais fáceis de serem encontradas durante pesquisas de imagens no buscador.

Link otimizado

Uma URL, ou link bem otimizado favorece as buscas também e facilita a rápida compreensão do que está sendo abordado no conteúdo, isso gera bom posicionamento e proporciona confiabilidade.

Evite usar links genéricos, e tente usar palavras que se expliquem sozinhas, que incluam o tema, a palavra chave e até mesmo o próprio título.

Descrição do texto

Conhecido também como meta description possui uma das funções que é de resumir e mostrar ao usuário o tipo de conteúdo que ele ira encontrar. Geralmente apresenta o tamanho de 160 caracteres, e só é mostrado no código da página. Com a função de resumo sobre o texto, para a otimização das buscas é um dos itens mais importantes.

Geralmente essa descrição deve vir acompanhada das Tags das páginas que também serve para organizar e a buscar os conteúdos. Quando estiver fazendo a descrição, busque mostrar a verdade em relação ao conteúdo, você deve ser breve e objetivo. É como se fosse uma pequena propaganda, para chamar a atenção dos leitores a entrar no seu site.

– SEO negativo

Isso definitivamente é o que você não deve usar, pois esse tipo de ação é o que prejudica o seu site no ranking de buscas. A maioria dos danos causados está relacionado a infrações das regras, como o plágio, por exemplo, e isso leva com que o Google invada e até exclua o seu site e o tire do ar.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.