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Como você pode segmentar seu público on-line

Como você pode segmentar seu público on-line

Você tem um bom entendimento de sua base de clientes? Você conhece as informações demográficas deles desde a idade até a localização geográfica? Entendeu seus desejos e interesses? Se você não puder responder com confiança a uma dessas perguntas, poderá perder um dos componentes mais fundamentais de uma estratégia bem-sucedida de marketing de conteúdo . Além disso, se você acha que entende o seu público, precisa de dados concretos para garantir que você está realmente mirando nas pessoas certas.

Obter uma melhor compreensão do seu público e desenvolver uma estratégia de segmentação de clientes é crucial para obter sucesso com suas táticas de marketing. Empresas orientadas para o cliente relatam 60% mais lucratividade do que as empresas que não se concentram em clientes individuais ou em personalidades de compradores . Abaixo, examinamos as etapas mais importantes que você precisa executar para determinar isso para sua marca.

Por que é fundamental segmentar seu público-alvo

Com a integração de anúncios direcionados, análise de dados de várias plataformas e anúncios no Facebook [19659002]as marcas agora podem segmentar grupos específicos para individualizar a experiência publicitária. faça aparecer. Segundo a Econsultancy, a experiência e a personalização do cliente representam um terço das oportunidades mais empolgantes para as empresas no futuro.

As idéias por trás da segmentação e foco no cliente estão ligadas de mãos dadas. Se você quer que alguém se sinta valorizado e selecionado, você deve criar uma experiência personalizada . Para personalizar a experiência, você deve segmentar o público. Ao focar nos indivíduos de um público específico você obtém uma empresa orientada para o cliente.

Entenda seu público-alvo

Com todos os dados quantitativos que você tem à sua disposição, você deve investigar quem é seu público-alvo e criar grupos diferentes com base em diferenças notáveis. Não espere que o público seja mais influenciado por declarações gerais. A relatou 76% dos consumidores supõem que as empresas já conhecem suas necessidades e expectativas.

Para obter esse profundo entendimento do seu público, você precisa cavar um pouco. A criação de perfil e segmentação pública começa com uma série de perguntas básicas:

  • Onde seu público mora?
  • Quem forma seu público?
  • Como estão eles?
  • Como eles funcionam? interação com sua marca?

Onde seu público mora?

O que você pode dizer sobre seu público do ponto de vista geográfico? De quais países eles vêm? Quais estados, quais cidades? Eles moram em áreas urbanas ou subúrbios? Ou seus clientes vêm do interior?

Onde alguém mora, você pode dizer muito sobre quem eles são e o que eles podem querer comprar. Vender roupas de inverno e motos de neve para os floridianos em fevereiro seria uma causa perdida, assim como os equipamentos de praia para os nebraskans.

Quem divulga seu público?

Os dados demográficos do seu público-alvo também devem influenciar a maneira como você molda sua estratégia de marketing. Isso evita que você se concentre na venda de roupas de bebê para estudantes do sexo masculino de 18 a 24 anos. As tendências demográficas às quais você deve prestar atenção são:

  • Idade
  • Sexo
  • Ocupação
  • Renda
  • Estado civil
  • Nível educacional
  • Nível de educação

As empresas geralmente começam com uma estimativa de quem seus clientes ideais. Mas isso geralmente acaba não sendo o caso. Usando dados demográficos para determinar quem exatamente compra seu produto ou serviço você pode aprimorar sua mensagem de marketing para fazer com que seus clientes se encaixem melhor.

Como eles são?

Se possível, tente configurar uma forma de loop de feedback com seu público. Faça perguntas a seus clientes sobre si mesmos. As áreas que podem fornecer informações sobre sua base de clientes incluem:

  • Hobbies
  • Preferências
  • Estilo de vida
  • Personalidade

Ao entender esses quatro componentes, você pode determinar características comportamentais amplas . Eles são do tipo externo ou preferem galerias de arte? Eles vão gastar US $ 30 no brunch da manhã de sábado ou pular a pipoca cara nos cinemas? O que torna seus clientes bons? Quais são as dores no processo de compra? Isso pode parecer especulativo e imaginativo, mas, novamente, entender seus clientes e o que eles valorizam pode gerar campanhas de marketing direcionadas.

Como os clientes trabalham com sua marca?

O próximo passo é investigar como os clientes interagem com sua plataforma online. Há quatro pontos básicos nos quais você deseja se concentrar:

  • De onde vêm os clientes
  • O que eles fazem quando acessam seu site
  • Como eles manobram pelo funil de vendas
  • Qual é a taxa de conversão

Isso fornece você não apenas sabe onde seu site está enfrentando problemas – quais páginas, por exemplo, têm a maior taxa de rejeição – mas também informa sobre hábitos de compra e quais anúncios funcionam.

Concentre-se nos grupos-alvo únicos

Quando sua estratégia de segmentação de clientes for um sucesso e você souber quem é seu público-alvo, é hora de segmentá-los. Inclua tudo o que você pode coletar sobre eles, de dados demográficos a outros interesses do produto. Isso ajudará a criar uma imagem robusta de quem é essa pessoa e a imaginar melhor com quem está falando.

Depois de ter várias personalidades de clientes, desenvolva os seguintes métodos:

  • Crie mensagens específicas no seu conteúdo que fale com cada público-alvo único [19659000] Use canais apropriados para espalhar essa mensagem
  • A / B testa suas mensagens para descobrir o que ressoa

Segmentação por meio de mensagens

Você não daria o mesmo discurso aos CEOs da Fortune 500 e aos graduados da universidade . E você não usaria o mesmo tom se falasse com sua avó que tem dificuldade de ouvir como seu marido. Tratar as pessoas da mesma forma é uma coisa, mas tentar trazê-las ao mercado e conversar com suas dores específicas, como se todos fossem iguais, só levará à perda de marketing.

Está bem documentado pelos profissionais de marketing que, por exemplo, anúncios para homens e mulheres exigem abordagens diferentes que o comercial deve ter como alvo. Esse processo não significa que trópicos estereotipados sejam incluídos, mas diretrizes para limitar sua mensagem.

Use todas as fontes que você coletou para criar três ou quatro clientes ideais. Decida como você os segmentaria através do marketing. Lembre-se:

  • Que tom você usaria para atrair a atenção deles?
  • Estariam inclinados a ler parágrafos próximos ou frases curtas?
  • Eles preferem marketing de vídeo, áudio ou texto?
  • O que eles valorizam e como você transmite esse valor através de suas mensagens?

Segmentação de canais

Com quantos canais estão disponíveis para profissionais de marketing hoje em dia, é necessário saber o que seu público-alvo usa. Se seus produtos são projetados para jovens (abaixo de 25 anos), você deve estar no YouTube, Instagram, Facebook e Snapchat . No entanto, se você segmentar pessoas com nível superior e uma renda mais alta, o Twitter deve ser uma das plataformas de marketing mais importantes.

As empresas B2B e B2C também diferem em seus canais sociais. As empresas B2B são altamente dependentes de mídias sociais profissionais, como LinkedIn e Facebook. O B2C se concentra nos três tradicionais Facebook, Instagram e Twitter.

Ao usar canais diferentes, certifique-se de entender o formato e o léxico de cada canal. E se você quiser polir, use um cujas origens você conhece. Isso pode impedir que consumidores insatisfeitos telefonem para você para apoiar algo que você não sabia.

Segmentação por meio de teste

Depois de ter uma idéia para quem você deseja segmentar e por qual canal, a etapa final é testar suas mensagens. A maneira mais ideal de fazer isso é através de uma série de melhorias conhecidas como teste A / B.

O teste A / B é o processo pelo qual você pega dois grupos semelhantes de pessoas, anuncia o mesmo produto, mas faz parte das mensagens para determinar qual é o melhor desempenho. Imagine que você se concentre nos pós-graduados em que a equipe entra no Facebook e no LinkedIn. Você tem um vídeo promocional para sua pesquisa de emprego, além de um meme cuidadosamente projetado. Para testar qual tem mais efeito, um grupo (grupo A) pode enviar o vídeo com um apelo à ação e um link, enquanto o outro grupo (grupo B) vê o meme com o mesmo apelo à ação ação e link .

Se o vídeo apresentar um desempenho 15% melhor, você poderá enviar esse vídeo promocional ao público em geral. Se você deseja otimizar ainda mais, pode testar diferentes frases de chamariz, diferentes comprimentos de texto e outras coisas relevantes.

Guiando seu público-alvo

Outra chave para criação de perfil e segmentação de grupos-alvo é entender a jornada do comprador. Mergulhe no processo típico de cada grupo-alvo para encontrar sua marca, descobrir mais sobre a marca e finalmente fazer uma compra. Com esse conhecimento, você pode desenvolver estratégias de redirecionamento para diferentes pessoas em coordenação com sua jornada. Essa é a chave para criar uma estratégia de marketing de funil completo .

Entenda o funil

Embora interromper todo o funil de vendas seja outro item, aqui está uma visão geral de onde os clientes

  • Sensibilização – Antes que os clientes possam comprar seu produto, eles precisam saber que você existe .
  • Interesse – À medida que o cliente começa a pesquisar sua marca, ele se interessa por seus produtos e o considera uma opção. É vital, neste estágio, usar ferramentas de marketing automatizadas que redirecionam os clientes que visitaram seu site por meio de um anúncio de mídia social.
  • Decisão – Quando os clientes pretendem comprar, eles navegam em seus produtos e até fazem coisas nele no carrinho de compras. Neste ponto, muitos clientes ainda estão fugindo para fazer compras comparadas.
  • Promoção – Decidindo que você é a melhor opção, os clientes comprarão seus produtos. Se eles gostam do produto, podem se tornar clientes ao longo da vida.

Em todas as fases, os clientes precisam de um empurrão exclusivo na direção certa. Isso também se encaixa na sua estratégia de marketing pois oferece uma categoria diferente para os clientes-alvo.

Segmentação e segmentação de clientes

Visão sobre como você pode segmentar seu grupo de destino e segmentar com cada grupo específico com as mensagens certas, você pode maximizar o ROI de seus esforços de marketing ] Para os consumidores, eles recebem um anúncio personalizado que já atende às suas necessidades e preocupações. E para as marcas, elas podem oferecer uma experiência individualizada ao cliente.

Fontes:

Pós-funil. Faça o mergulho da vitória no pool de segmentação. https://postfunnel.com/taking-victorious-dive-segmentation-pool/

Econsultancy. Três informações sobre marketing B2B a partir de nosso relatório de tendências. https://econsultancy.com/three-insights-into-b2b-marketing-from-our-trends-report/

iPerceptions. 19 Estatísticas da experiência do cliente em 2019. https://www.iperceptions.com/blog/customer-experience-statistics

Houston Chronicle. Marketing para homens vs. Mulheres. https://smallbusiness.chron.com/marketing-men-vs-women-1011.html [19659005] Pew. Uso das mídias sociais em 2018. https://www.pewinternet.org/2018/03/01/social-media-use-in-2018/

A mensagem Como segmentar seu público on-line apareceu pela primeira vez no Power Digital.

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